Se sua empresa ainda não tem um programa de treinamento de funcionários, nunca houve melhor momento para começar um.
A tecnologia está evoluindo rapidamente e as empresas estão lutando para se manter firmes em um cenário cada vez mais competitivo. A transformação digital significa que algumas habilidades estão se tornando permanentemente obsoletas, enquanto outras estão mais exigidas do que nunca. Esses fatores tornam o treinamento dos funcionários de forma eficiente e eficaz mais crucial do que nunca para as empresas que desejam manter sua vantagem competitiva.
Em uma pesquisa mundial com CEOs descobriu-se que 80% estão preocupados com a disponibilidade de habilidades essenciais e mais da metade se esforça para encontrar novas contratações competentes. Os programas de treinamento de funcionários e, por extensão, os departamentos de Aprendizagem e Desenvolvimento são ferramentas poderosas na contratação, retenção e reciclagem de funcionários.
O lançamento de um novo programa de treinamento não é tão simples quanto solicitar alguns cursos e obrigar a presença do funcionário. As empresas que avançam com entusiasmo sem o planejamento adequado muitas vezes sofrem de metas de negócios desalinhadas, departamentos de L&D sobrecarregados e falta de adesão da diretoria. Qualquer um deles pode afundar seu programa de treinamento assim que começar.
Em vez disso, prossiga pensativamente. Crie um processo de aprendizagem democrático e colaborativo para lançar de forma rápida e eficiente um programa útil de treinamento de funcionários. Quando todos na organização participam do processo de aprendizagem, todos se beneficiam.
Aqui está o que você precisa saber para começar.
Um programa de treinamento de funcionários deve promover os objetivos maiores da empresa para ser considerado bem-sucedido. Aprender pelo aprendizado é admirável, mas é improvável que ganhe a adesão dos executivos ou justifique o orçamento do seu programa.
A primeira coisa que você precisa fazer antes de iniciar um único curso de treinamento é falar com a alta gerência. Descubra as metas de curto e longo prazo da empresa e crie um plano de treinamento que ajudará a fortalecer esses objetivos. Depois disso, configure um sistema para identificar e priorizar as necessidades de treinamento que apóiem esses objetivos e use essas descobertas para impulsionar a produção de conteúdo.
O treinamento é mais do que apenas criar funcionários mais inteligentes. Um programa de treinamento bem implementado leva a uma empresa mais forte e competitiva.
Aqui estão algumas das metas de treinamento que podem ser vinculadas aos objetivos maiores da empresa:
Dê aos funcionários os recursos de que precisam para se tornarem mais eficazes e eficientes em seus trabalhos e impulsionar os resultados da empresa.
A equipe de vendas é o marco zero para aumentar os lucros da empresa. Estudos mostram que empresas com treinamento prático em vendas fecham mais negócios. É fácil medir o ROI do treinamento de vendas para provar o impacto de seus programas diretamente.
Os efeitos do treinamento na produtividade geral da empresa não param nas vendas, no entanto. Os benefícios se estendem a todos os departamentos da empresa. De acordo com a HR Magazine, as empresas que investem pelo menos US $ 1.500 em treinamento por funcionário têm um aumento de 24% nos lucros em comparação com as empresas que não o fazem. De acordo com o mesmo artigo, um aumento de 10% nos programas de desenvolvimento levou a um aumento de 6% na produtividade de toda a empresa.
Um bom programa de integração ajuda os novos funcionários a aprender sobre a empresa e as habilidades que precisam para realizar seu trabalho. Uma integração mais eficaz ajuda os funcionários a se desenvolverem mais rapidamente e estimula a produtividade. Empresas com programas robustos de integração experimentam um aumento de 70% na produtividade de novas contratações.
Mas isso não é tudo. É essencial formar um relacionamento saudável com os funcionários durante as primeiras semanas de uma nova contratação. Um bom programa de integração pode aumentar a retenção de novos contratados em 82% , economizando milhares de custos de substituição de funcionários para a empresa.
A transformação digital é um grande problema no momento. Conforme a tecnologia evolui, muitas empresas não conseguem acompanhar a demanda por funcionários qualificados que possam trabalhar com novas tecnologias. Setenta e nove por cento dos CEOS temem que a falta de habilidades essenciais possa prejudicar o crescimento de sua organização.
Programas de aumento de qualificação, que se baseiam nas habilidades existentes dos funcionários, e programas de requalificação, que treinam funcionários em áreas totalmente novas, ajudam a alavancar os funcionários que você já possui para atender às demandas da era digital.
As empresas estão cada vez mais aproveitando os programas de treinamento como um benefício para funcionários em potencial. Programas sólidos de L&D são muito atraentes para os candidatos que veem cada nova posição como uma oportunidade de aprender e desenvolver suas habilidades. Cinquenta e nove por cento dos millennials dizem que as oportunidades de crescimento são extremamente importantes para eles ao considerar um novo emprego.
Da mesma forma, os programas de desenvolvimento ajudam a reter funcionários valiosos, permitindo-lhes crescer e expandir suas habilidades dentro da organização. Noventa e quatro por cento dos funcionários disseram que ficariam mais tempo em uma empresa que investisse em seu desenvolvimento.